O que são Projetos complementares?

Depois que o projeto arquitetônico for aprovado por você, aquele projeto que brilhou os seus olhos, daremos continuidade nas etapas chegando agora na etapa de projetos complementares.

Antes de mais nada você precisa saber que esses projetos ainda não são obrigatórios para se construir, mas são necessários, pois cada um dele conta com informação técnica que assim como o nome diz, complementam as informações para construção do imóvel dos seus sonhos.

Fonte: Google imagens.


Os projetos complementares são:

Projetos de fundação

Projeto destinado a identificar a melhor infraestrutura para sua obra. É aquela estrutura que fica abaixo do solo (baldrame, sapatas, estacas, blocos de coroamento etc.).


Projeto estrutural

É o projeto utilizado que define as dimensões da estrutura da construção como: pilares, vigas e lajes. Esses projetos são calculados com base nos esforços, pesos etc.


Projeto elétrico

O projeto elétrico consiste no dimensionamento dos fios, disjuntores e conduítes, além de identificar os pontos elétricos de tomada, interruptores, quadro de distribuição e aterramento.


Projeto luminotécnico

É o detalhamento da iluminação do imóvel, considerando a iluminação natural e artificial. Neste projeto é especificado os tipos de luminárias, tipos de lâmpadas, potência e cor das lâmpadas etc.

Com o projeto elétrico e o projeto luminotécnico em mãos, na hora da construção, o eletricista irá deixar todos os pontos elétricos já prontos para receber as luminárias e evita quebra-quebra posteriormente para poder embutir os fios que não foram previstos.


Projeto de água fria, projeto de esgoto e projeto de água quente

Os projetos hidrossanitários envolvem toda a distribuição hidráulica, dimensionamento das tubulações e conexões e mapeamento da rede.

Caso seja necessária uma manutenção futuramente, com o projeto hidrossanitário em mãos, você sabe exatamente onde passa cada tubo de água ou esgoto


Projetos de climatização

Engloba as questões ligadas ao aquecimento e resfriamento do imóvel, como instalação de aquecedores e ar-condicionado.

Com o projeto arquitetônico e os projetos complementares em mãos é garantido que sua obra seja executada da maneira que você sempre quis e sem problemas técnicos como disjuntores desarmando ao ligar chuveiros, entupimento de rede de esgoto constante, baixa pressão de água no chuveiro e torneiras e cá entre nós, isso é péssimo.


ORÇAMENTO

Quando você decide contratar os projetos complementares, você está optando por uma obra mais barata e com menos incidência de imprevistos. Com os projetos complementares em mãos é possível quantificar de forma exata os materiais e mão de obra que serão necessários para executar determinado serviço e o profissional que estiver executando sua obra não vai precisar “chutar” a quantidade e especificação dos materiais necessários.

Com a lista completa de material e mão de obra, é possível fazer no mínimo três orçamentos para cada item, buscando e brigando preço com fornecedores e minimizando os custos da construção.


MAS POR QUE SÃO IMPORTANTES?

A construção civil é imprevisível e quem constrói está sujeito a diversos imprevistos financeiros e técnicos. Quando você tem os projetos complementares na hora de construir você minimiza a chave de acontecer imprevistos. É possível antecipar e prever situações desfavoráveis antes mesmo da obra ter início.

Com isso, quanto mais investimento você faz nos projetos complementares, menor é a frequência com imprevistos e gastos extras.


Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa

Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato