Está ficando cada vez mais comum as pessoas saírem do regime CLT e ir atrás dos sonho de empreender.
Para abrir um negócio é preciso se preparar e se adaptar a vários processos e um deles é a Inscrição Municipal. Mas afinal, o que é isso e pra que serve?
Inscrição Municipal
Quando você inicia um negócio e registra sua empresa na junta comercial, o próximo passo é cadastrá-la na prefeitura do seu município.
A I.M. (Inscrição Municipal) é emitida pela prefeitura e nada mais é do que uma permissão para seu negócio funcionar no município onde foi registrado.
Para nós Engenheiros, a cada cidade que iremos prestar um serviço que necessite da aprovação da prefeitura, é necessário uma I.M.
Por exemplo, se eu irei aprovar 3 projetos residenciais em 3 cidades diferentes, para cada uma delas vou precisar emitir a Inscrição Municipal. Aqui na região do Vale do Paraíba os valores da I.M. variam de R$ 400,00 a R$1.500,00 dependendo da cidade.
A Inscrição Municipal está relacionada ao ISS (Imposto sobre Prestação de Serviço) e para prestadores de serviço assim como nós Engenheiros, precisamos dessa identificação para emitir Notas Fiscais. Basicamente, a I.M. identifica o contribuinte no Cadastro Tributário Municipal para recolher os devidos impostos.
Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa
Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<
