Os recuos do terreno são obrigatórios?

Embora muita gente não respeite (pelo menos enquanto constrói de forma irregular) os recuos, eles são na verdade essenciais e vou te explicar o motivo.

Quando você decide construir um imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial, existem diversas regras quanto à construção impostas pelo município que devemos seguir e uma delas são os recuos.

Dentre os recuos podemos ter os recuos laterais, frontais e no fundo do terreno, mas afinal, para que serve cada um deles?


Recuol frontail

Os recuos frontais geralmente são solicitados entre 4 e 6 metros de distância deste a calçada até a parede frontal do imóvel.

Fonte: Google imagens.

Os recuos frontais são solicitados para caso de crescimento dos municípios, afinal, todo município tende a crescer, a receber mais gente, aumentar o fluxo de carros e consequentemente aumentar as vias (ruas e avenidas) e é justamente pra isso que eles existem.

Caso seja necessário o alargamento das ruas na cidade, a prefeitura "compraria" essa parte do seu terreno para fazer o alargamento das vias e proporcionar um melhor fluxo na cidade.


Recuos laterais

Os recuos laterais são responsáveis por fornecer ao seu imóvel uma ventilação e iluminação natural adequada e suficiente para que seu imóvel não sofra patologias como ambiente úmidos, com mofos, fundos e que possa causar problemas de saúde as pessoas que habitam lá.

Imagine só um imóvel colado dos dois lados do terreno, sem janela alguma, com ambientes totalmente fechados. Não traz uma sensação boa não é?

Fonte: Google imagens.

Recuos nos fundos

Basicamente os recuos no fundo do terreno existem com o mesmo objetivo dos recuos laterais, ventilar e iluminar os ambientes, porém na maioria dos casos este recuo não é obrigatório, entretanto é sempre bom verificar a legislação do seu município e evitar quaisquer erros de projeto.


Onde encontrar essas informações?

Para garantir um projeto mais assertivo sempre consulte o site da Prefeitura do seu município para encontrar a Lei de Uso e Ocupação de Solo onde constam todas as regras necessárias que vocÊ deve seguir ao projetar e construir.


Abaixo um exemplo de uma tabela com as regras (parâmetros) à serem seguidos.

Fonte: https://geosanja.sjc.sp.gov.br


Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa

Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato