O projeto elétrico é um conjunto de informações pertinentes a parte elétrica de uma construção. Nele está contido cálculos, desenhos, detalhes da instalação e informações necessárias para execução de uma excelente instalação elétrica.
Este projeto pode contar também com tabelas e quantitativos de materiais necessários para sua obra e se seguido, você terá uma grande economia com materiais, mão de obra, dinheiro e tempo, além de evitar dores de cabeça por falta de projeto.
Veja um exemplo de um projeto elétrico que realizei recentemente!
Quem elabora e assina um projeto elétrico?
Qualquer profissional com conhecimento em elétrica pode elaborar um projeto elétrico, mas nem todos eles possuem o conhecimento para dimensionamento das cargas existentes, além de não poder assinar a responsabilidade deste projeto.
Somente técnicos ou Engenheiros registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) podem assinar um projeto elétrico sem contar com a necessidade de uma A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) para tal projeto.
É obrigatório?
Não! Infelizmente projetos complementares não são obrigatórios para liberação de construção. Por conta disto é comum que as pessoas não contratem este serviço, pois não veem como investimento e sim como gasto para obra, elas dizem “Ao invés de gastar R$ XX,XX no projeto, posso usar este valor para comprar o material” e dependendo do ponto de vista não estão erradas.
Mas suponhamos que você irá construir e contrata o “Amigo da esquina” para fazer a instalação elétrica, ele te pede uma certa quantia de material e como de costume em obras sem projeto, o material acaba, pois como não existe projeto elétrico, não foi feito uma compatibilização entre os projetos afim de escolher o melhor “caminho” para os conduítes e o “amigo da esquina” acabou dando muitas voltas com conduítes e cabeamento, sendo necessário a compra de mais materiais, na maioria das vezes você gasta de 3 a 4x o valor inicial.
Outro problema muito comum nas obras brasileiras é a falta de dimensionamento, cabeamento fino ou grosso demais, disjuntores acima do necessário. Estes problemas podem ocasionar em incêndios. Você deve conhecer alguém que não pode ligar dois chuveiros ao mesmo tempo em casa, pois se liga, o disjuntor desarma. Isso é muito comum pela falta de dimensionamento, o cabo pode estar com a bitola abaixo do necessário e esquenta demais e o disjuntor faz a sua função, desarma por segurança, ou pode ser o próprio disjuntor que está abaixo da amperagem necessária, mas convém colocar um de maior amperagem? NÃO! NÃO FAÇA ISSO! Se o cabeamento estiver certo mas o disjuntor extrapolar o limite de segurança, você pode incendiar os cabos e consequentemente o imóvel.
Qual a importância?
Após citar os problemas que acontecem normalmente pela falta de projeto, quero mostrar alguns detalhes importantes informados no projeto:
- Análise da arquitetura
- Separação dos circuitos elétricos
- Simbologia nos pontos de Tomada e Iluminação
- Localização do padrão ou medidor de energia
- Localização do QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos)
- Representação da instalação sobre a planta arquitetônica
- Previsão da carga
- Quadro de carga e dimensionamento
- Diagrama unifilar dos Circuitos
- Dimensionamento de eletrodutos
- Legenda dos símbolos usados
Então quando for construir, sempre contrate este serviço para sua obra e busque profissionais qualificados, com portifólio de trabalhos executados para evitar gastos inesperados, problemas elétricos no pós-obra e retrabalhos, além de garantir a segurança das pessoas que frequentam o local.
Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa
Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<
