Quando se pensa na iluminação da sua casa, logo podemos imaginar diferentes tipos de iluminação para cada tipo de ambiente e antes de sair instalando inúmeras lampadas, luminárias, spots, lustres e pendentes pela casa é necessário uma avaliação completa de cada ambiente, juntamente com um um breafing do cliente para entender seus gostos e desejos, afinal, o excesso de luz ou a falta dela são desconfortáveis e não agradam.
Sabendo dessas informações é possível saber que o projeto luminotécnico é fundamental, seja na questão de decoração quanto na iluminância.
E quer saber o por quê é fundamental? Veja os exemplos abaixo:
Imagine que você não fez o projeto luminotécnico da construção, no teto só existe um único ponto de luz, não é possível instalar spots, pendentes, arandelas nas paredes sem quebra quebra e mais gastos. Com isso isso você instala uma lâmpada de LED branca de 15W e sua sala fica totalmente clara e nada aconchegante.
Agora imagine que você contratou a A12 Engenharia Desing e Co. para elaborar o projeto luminotécnico da sua sala. Nós preparamos para você um espaço agradável, aconchegante, com iluminação quente, pouca luz mas espalhada pelo ambiente em spots, arandelas, abajures etc. É algo que todos a grande maioria das pessoas desejam ter em casa, chegar depois de um dia de trabalho cansativo, sentar no sofá e degustar um bom vinho em um ambiente que proporciona relaxamento.
Me diz no comentário ao fim deste artigo, qual ambiente você prefere? Posso afirmar que você escolheu a segunda opção correto? Então fique até leia este artigo até o final para conhecer um pouco mais sobre o projeto luminotécnico.
Afinal, o que é o Projeto Luminotécnico
Um projeto luminotécnico é o dimensionamento da quantidade de luz necessária para cada tipo de ambiente seja ele sala, cozinha, área gourmet, varandas, quartos e escritórios. Para esse dimensionamento da quantidade de luz é considerado a área de cada ambiente, pé direito, cores de paredes, forros e piso e a função do ambiente.
O principal objetivo do projeto luminotécnico é garantir um conforto visual eficiente.
Além do dimensionamento, no projeto luminotécnico é expressado através de desenhos onde serão instaladas cada luminária, facilitando a vida do eletricista que realizará as instalações elétricas. Com o projeto luminotécnico em mãos o eletricista deixa todos os pontos de iluminação já instalados somente para receber as luminárias, sem necessidade de quebrar paredes ou forro depois que tudo estiver pronto.
Iluminação Interna
Para um bom projeto luminotécnico é necessário analisar cada ambiente separadamente e para que ele será utilizado e a partir daí determinar o tipo de iluminação que será usada, cores, lâmpada e luminária ideal.
Iluminação Externa
Já na área externa, a iluminação tem principal objetivo destacar ou realçar o jardim, geralmente com luz direta. Caso você tenha um “caminho” para chegar até a casa ou à uma área gourmet separada, é bem interessante utilizar balizadores para iluminar o caminho, destacando o espaço e guiar as pessoas até o ambiente.
Lembre-se, a falta de um projeto luminotécnico pode causar desconfortos, retrabalhos, gastos imprevistos e desnecessários. Sempre busque profissionais qualificados para garantir o melhor custo-benefício para sua obra.

