Aposto que você não sabia da existência deste projeto correto?
Hoje vou te mostrar que ele existe e porque é importante.
Você certamente sabe que algumas épocas do ano são mais propensas a chuvas e que geralmente nesta época do ano sua calha viverá cheia e o quintal da sua casa estará sempre saturado (cheio de água).
Por isso é importante o projeto de águas pluviais (água da chuva), nele não só estudamos a precipitação de chuva da sua região, como dimensionamos o tamanho das calhas (isso mesmo, não é feito a olho como os famosos calheiros costumam fazer), como também fazemos um trabalho de escoamento desta água.
Muita gente não sabe, mas a água da chuva que vai dentro da sua casa não pode ser lançada na rua e menos ainda na rede de esgoto.
Não estou dizendo à você que tudo que chove dentro no seu terreno deve permanecer nele, é por isso que um percentual do terreno deve possuir permeabilidade, para que parte da água da chuva infiltre para o lençol freático.
Vejamos por exemplo, na cidade de São Paulo, nas épocas de chuva é comum ter alagamentos e pontos de enchente pela cidade, tudo isso acontece porque a maioria dos imóveis não possuem terreno permeável e toda a água precipitada (que choveu) escoa para as calçadas, que escoam para os asfaltos e automaticamente para as bocas de lobo ocasionando as enchentes.
Ai você me pergunta, Guilherme, mas as bocas de lobo não foram dimensionadas pra receber essa água de chuva? E a resposta é, sim! Mas a cidade se desenvolveu a longo dos anos e grande parte dos solos nesse desenvolvimento ainda tinham percentuais de permeabilidade (área de terra, vegetação etc.) e parte da água infiltrava no solo. Não podemos esquecer também que existe os esgoto irregulares que são despejados nos bueiros e rios sem passar por uma estação de tratamento que “retém” esse esgoto por um período além da poluição e lixos jogados na rua.
Tudo isso implica nas enchentes e tudo é causa da falta de dimensionamento.
Hoje, pelo mundo, grande parte dos condomínios estão sendo obrigados a criar um reservatório para “reter” a água da chuva nos períodos críticos, ou seja, enquando estiver chovendo, toda a água que cai dentro do condomínio é direcionada para o reservatório, fazendo com que as bocas de lobo não fiquem saturadas e depois que a chuva passar, os reservatórios são esvaziados. Isso garante que as tubulações suportem as chuvas atuais.
Por isso é tão importante o projeto de águas pluviais, até mesmo para sua casa. Com o projeto em mãos você saberá exatamente qual a dimensão da calha necessária para que ela não transborde, não tenha frequentemente problemas como entupimento e garante o escoamento da água da chuva.
Outros objetivos importantes no projeto de águas pluviais é:
- Permitir recolher e conduzir as águas da chuva até um local adequado e permitido;
- Conseguir uma instalação perfeitamente estanque;
- Permitir facilmente a limpeza e desobstrução da instalação;
- Permitir a absorção de choques mecânicos;
- Permitir a absorção das variações dimensionais causadas por variações térmicas bruscas;
- Ser resistente às intempéries e à agressividade do meio (Ex. maresia da orla marítima);
- Escoar a água sem provocar ruídos excessivos;
- Resistir aos esforços mecânicos atuantes na tubulação;
- Garantir indeformabilidade através de uma boa fixação da tubulação.
Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa
Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<
