Infelizmente muita gente pense que a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento que pode ser vendido ou negociado e não é por ai...
A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) vai mais além do que ser um simples documento, é a garantia da sua obra, reforma ou serviço prestado por um Engenheiro Civil.
Muito se ouve falar de Engenheiros que estão cobrando “caro” para emissão de ART, mas antes precisamos de fato entender o que é ART e como funciona.
Somente Engenheiros Credenciados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) podem emitir ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Isso significa que somente profissionais habilitados estão aptos a emitir esse tipo de documento e quando este responsável técnico assina uma ART, ele está assumindo todos os possíveis riscos da sua obra.
Imagine o seguinte caso: Você quer derrubar uma parede do seu apartamento para integrar sala e cozinha, o que é preciso pra poder derrubar?
- Verificar se a parede não tem função estrutural do edifício.
- Laudo de reforma com ART.
Quem irá fazer a análise se a parede é estrutural é o Engenheiro e irá demonstrar no Laudo de reforma juntamente com a ART assinada que você PODE remover a parede.
Imagine que você não contratou o Engenheiro para o Laudo técnico e decidiu remover a parede por conta própria e no meio da demolição acabou removendo parte de um pilar ou uma viga.
Toda a estrutura do edifício agora está comprometida e você é responsável por este problema. Infelizmente no Brasil este tipo de erro é muito comum e muitos prédios, residências, muros de arrimo já ruíram por negligência e falta de conhecimento.
Quando o Engenheiro emite e assina a ART pra você, ele não está apenas assumindo os riscos, como colocando anos de estudo e dedicação em jogo.
Sempre que uma ART for solicitada, olhe além de preço, veja as possíveis causas que a falta dela pode causar.
Texto escrito por: Eng. Guilherme Gouvêa
Conheça meu canal no Youtube: >> Link do Canal <<
